Um encontro com Franck Fouqueray

P: O que o inspirou a tornar-se escritor e como começou o seu percurso na escrita?

Franck: Um Irmão, que se tornou amigo, tinha sido iniciado numa Loja do Grande Oriente de França (GODF), onde as atividades iniciáticas tinham sido substituídas por palestras sobre a sociedade. As nossas trocas e discussões convenceram-no a continuar o caminho por algum tempo. Depois, um dia, ele disse-me:

«Com o teu sentido pedagógico, deverias escrever para os Aprendizes, a fim de os informar e evitar uma demissão prematura.»

Foi assim que nasceu, em 2014, o «Manual de sobrevivência para Aprendiz que quer demitir-se». Isso foi há 9 anos e, desde então, o tempo passou e estou atualmente a terminar o meu 11.º livro.

Depois, lancei a rede www.onvarentrer.fr, que cresceu desde então com os seus 6 000 membros; isso foi há 7 anos.

E, finalmente, há 2 anos, lancei com uma equipa de 40 voluntários o jornal www.450.fm, com hoje 7 000 leitores diários.

P: Pode falar-nos do seu percurso maçónico e de como isso influenciou a sua escrita?

F: Comecei na maçonaria há 20 anos numa Loja masculina. Alguns anos depois, passei para a mista, porque já não concebia trabalhar apenas com homens. Eu vinha do universo da espiritualidade das artes marciais japonesas e chinesas.

Ao entrar em Loja, constatei a falta de instrução. É por isso que escrevi, desde então, 2 livros para responder às necessidades dos Aprendizes sem instrutor; no ano seguinte, foi a vez dos Companheiros. Seguindo o meu impulso, fortalecido por 3 mandatos de Venerável em 3 Lojas diferentes, uma no Rito Escocês Antigo e Aceite (REAA) e duas no Memphis-Misraïm, aproveitei para fazer um «Manual de Socorro para os Veneráveis muito sós em Loja».

Hoje, acabo de lançar nas Éditions Numérilivre o meu 10.º livro, que é dedicado à Maçonaria através do corpo e às descodificações simbólicas e energéticas: «As Chaves de uma nova Maçonaria através do corpo».

É uma resposta ao que falta cada vez mais nas lojas: o sentido da prática, integrando matéria e não-matéria. A Maçonaria é, na minha opinião, demasiado intelectualizada e pouco materializada.

P: Qual é o seu processo de escrita? Tem rotinas ou rituais específicos que o ajudam a entrar no estado de espírito da escrita?

F: Como me disse um dia um livreiro, sou um autor e não um escritor. Eu conto experiências, partilho conhecimentos. Victor Hugo, esse sim, era um escritor.

Da minha parte, basta-me tirar uma horinha, ligar o meu computador, colocar os auscultadores nos ouvidos para me concentrar na minha escrita. Tenho a sorte de conseguir centrar-me rapidamente no meu texto. Confesso que o melhor momento para mim é à noite, porque todos dormem, as redes sociais estão em repouso, o meu telefone está silencioso… e aí, tudo se torna fluido para me permitir escrever.

Construo uma arquitetura que será o esqueleto da minha obra. Depois, coloco a matéria à volta, tentando ser o mais preciso e equilibrado possível. Atiro as ideias para o ecrã muito rapidamente. Depois, leio e releio para suavizar tudo isso, de modo a que a musicalidade do meu texto me pareça equilibrada e harmoniosa.

Dou importância a vários elementos. Entre eles, podemos citar, obviamente, a ideia para transmitir o conteúdo; é preciso também ter em conta o ritmo, a escolha das palavras… Tudo isto faz-me pensar frequentemente em composição musical.

les clés d'une nouvelle franc-maconnerie par le corps

P: O que acha que distingue a sua escrita das outras no seu género, e como consegue manter-se original e inovador no seu trabalho?

F: Montaigne dizia: «Eu não ensino, eu conto», é um pouco o meu princípio. Tenho a sorte de ter desenvolvido uma escrita de tipo jornalístico, muito fluida e fácil de ler. É hoje mais complicado escrever num estilo balzaquiano do que antigamente, porque o ritmo esperado e o tempo dedicado à leitura já não são os mesmos.

O leitor espera uma distração, um despertar permanente na sua leitura. Passa o tempo a ler mensagens breves e a fazer malabarismos com uma multidão de ferramentas mediáticas que o formatam e já quase não lhe permitem reservar tempo para ler um texto empolado e demasiado complexo.

Assim, o meu estilo é fluido, isso quanto à forma. Quanto ao fundo, também aí tenho a sorte de ser pedagogo para permitir a transmissão das ideias numa lógica de bom humor e prazer. Procuro, acima de tudo, despertar o desejo no meu leitor, mas certamente não mostrar-lhe que sou superior a ele. Tento ser idêntico na minha escrita e na minha vida.

Para mim, a escrita é como o uso da palavra em Loja: se o orador pede a palavra para repetir o que acaba de ser dito ou para se exibir, ele não partilha, ele age como um egoísta. Tudo reside na vontade de partilhar. Quanto mais damos, mais recebemos; é interativo e multidirecional.

P: Como gere o bloqueio do escritor e como se mantém motivado quando trabalha num projeto de longa duração?

F: Como lhe disse há pouco, sou autor e não escritor. Não tenho, portanto, qualquer problema de escritor. Sou um autor feliz e realizado. Só trabalho em projetos que me dão prazer.

Se é uma obrigação, significa que não estou no meu lugar. Para lhe dar um exemplo, com um grupo de cúmplices de várias dezenas de irmãs e Irmãos, lançámos há dois anos um jornal que produziu, após 24 meses, mais de 4 000 artigos.

É um enorme trabalho de escrita, de revisão, de acompanhamento, de animação. Tudo isto é idêntico a querer criar uma enciclopédia que nunca teria fim. Se o prazer não estiver presente, não funcionará. Ora, constatamos com agrado que o público leitor está presente e os nossos assinantes pedem mais. É isso, para mim, o sucesso.

P: Pode falar-nos um pouco sobre o seu último livro? Que temas explora e que mensagem espera que os leitores retenham?

F: Já falei um pouco sobre isso anteriormente. A Maçonaria, na minha opinião, está atualmente na dúvida e no medo. É por isso que se agarra desesperadamente ao passado e se imobiliza. Geralmente, é em período de crise que é preciso agir, pois este período é propício a mudanças.

É por isso que dissequei a maçonaria que conhecia para integrar uma descodificação corporal universal que estudo com as artes marciais há mais de quarenta anos. Alguns veem na iniciação apenas uma dramaturgia mítica de informação mental. Na realidade, ela está totalmente impressa no corpo e revela-se novamente durante cada convocatória iniciática.

Que dizer também dos 4 alimentos do Maçom, dos quais apenas dois são citados (sólido e líquido)? Por que não se fala da orientação do pensamento e do tratamento do ar durante as fases de respiração?

Tente viver um pouco com um ar viciado ou uma respiração a 30% durante uma hora e veja depois o resultado da sua reflexão ou das suas ações. Todos estes aspetos são estudados e desenvolvidos em «As chaves de uma nova Maçonaria através do corpo», nas edições Numérilivre.

P: Tem conselhos para os escritores aspirantes que estão a começar e que desejam melhorar a sua arte?

F: Sim, o primeiro conselho é uma pergunta: «Aquilo que tens para escrever é interessante para o teu leitor?». Se a escrita é um meio de transmissão e o conteúdo é rico, é um belo presente para os leitores.

Depois, o segundo ponto reside num encorajamento. Nenhum grande escritor recebeu o Goncourt na primeira vez que pegou na pena. Ninguém se torna excelente logo na primeira tentativa. É preciso, portanto, polir a sua pedra e recomeçar até se tornar muito bom.

O pianista polaco Arthur Rubinstein disse nos anos 60: «Se não toco um dia, eu ouço. Se não toco dois dias, a minha mulher ouve. Se não toco três dias, o público ouve». É a mesma lógica com a escrita: é preciso praticar.

P: Que desafios encontrou como escritor e como os superou?

F: A escrita é um desafio permanente. Trata-se do desafio de conseguir escrever uma obra legível. Nunca é ganho de antemão. Depois, é preciso ser editado e não é mais fácil, porque os escritores tornaram-se muito numerosos desde a COVID.

Os livros são investimentos que é preciso rentabilizar e os editores têm uma vida difícil. O mercado é difícil, porque tudo está em mutação no mundo da criação e da difusão. O leitor de 2023 é incomparável ao de 1980.

A BFM intitulou, há alguns anos, uma reportagem: «em 25 anos, duas vezes mais livros publicados, mas cada vez menos lidos». Da minha parte, consegui passar a prova da escrita, depois a da edição, criando as Éditions LOL.

Depois, editei 4 outras obras em editoras independentes para não ser classificado na rubrica dos autores autoeditados. Tudo isto é um longo caminho e é preciso adaptar-se a cada nova prova.

P: Tem livros ou autores preferidos que influenciaram o seu estilo de escrita ou que o inspiraram no seu próprio trabalho?

F: Sim, de facto, li muito no passado e autores como Stefan Zweig ou Patrick Süskind deram-me vontade de escrever com a mesma fluidez. Ao ler Balzac, prometi a mim mesmo nunca me tornar tão talentoso… com o mesmo estilo. Parece-me que todo o artista deve previamente copiar e depois reproduzir antes de inovar com o seu estilo pessoal. A criança faz como o pai, depois um dia ultrapassa-o para fazer o seu próprio caminho.

P: Quais são os seus projetos de escrita futuros, e há algo mais que gostaria de partilhar com os seus leitores ou com os escritores aspirantes?

F: Tenho 3 ou 4 projetos que permanecem nas pastas do meu computador. Está tudo pronto para iniciar a escrita, mas ainda não é a hora. Entretanto, novos livros são editados e, no entanto, estes últimos nasceram durante um almoço alguns meses antes, e zás… 3 meses depois, estão nas livrarias. Na realidade, o processo de criação é bastante misterioso. As coisas germinam, criam-se e difundem-se. É a magia da vida. Penso que todo o artista funciona mais ou menos da mesma maneira, com uma alternância de ordem e caos.

P: Quais são os princípios e os valores mais importantes da maçonaria que quer destacar nos seus livros?

F: Sou um profundo partidário da maçonaria iniciática. Tenho consciência de que a Maçonaria é constituída por um conjunto de praticantes que se dividem, de um lado, com militantes ativos pelos factos da sociedade e, do outro lado, praticantes que trabalham, por exemplo, nos Ritos egípcios, cujas práticas poderiam, para alguns, ser assimiladas a feitiçaria. Tudo isto chama-se, no entanto, Maçonaria.

Se eu tivesse nascido sob a III República, não há dúvida de que me teria tornado Maçom para fazer avançar a sociedade. Agora que a maçonaria está totalmente infiltrada por centenas de associações ou grupos mais ativos e eficazes do que a FM, não vejo qualquer interesse em passar 2h de Avental para ouvir pranchas que vêm, por vezes, da Wikipédia. Faço isso muito bem em casa e saio de lá igualmente nutrido.

Em contrapartida, o aspeto espiritual interpela-me ao mais alto nível. Falo no meu último livro do declínio da igreja cristã católica em França desde há 120 anos: «Em 1900, 34,5% do mundo era cristão; em 2020, este número é de 32,3%. Esta estabilidade relativa mascara, contudo, mudanças espetaculares na demografia do cristianismo. Os números revelam que, em 1900, 82% dos cristãos viviam na Europa e na América do Norte e que, em 2020, este número caiu de forma espetacular para atingir 33%. (Fonte: A análise mundial de Lausanne; março de 2021; «O cristianismo está a encolher ou a mudar?»; https://tinyurl.com/statistiquesChretiens.)». Ora, o ser humano não pode passar sem crenças e Ritos. Como vai ele, doravante, satisfazer esta necessidade? Certamente não em Loja para fazer palestras sem interesse iniciático sobre o fim de vida ou os OGM. Os Maçons representam atualmente 0,2% da população francesa. Isso significa que, entre os 99,08% dos franceses profanos, metade mudou de religião desde o século passado, mas não veio ter com os maçons para nutrir essa necessidade. No entanto, a maçonaria estaria em condições de responder a esta necessidade de espiritualidade. Mas, para isso, convém criar um novo ramo que pudesse responder a estas expectativas. Tudo isto fará o seu caminho, pois há muitos pontos a desenvolver.

P: Como evolui a maçonaria na sua experiência e como é que isso se reflete na sua escrita?

F: Acabei de lhe responder: a sociedade está em mutação, as tecnologias vão, por sua vez, ainda mais depressa e sou um observador atento de tudo isto. Estas mutações, conjugadas com a minha evolução pessoal, levam-me a nutrir projetos para uma partilha ainda maior. Que pena guardar para si as boas descobertas que fazemos.

P: Qual é a mensagem chave que deseja transmitir através dos seus livros maçónicos?

F: A palavra chave está precisamente contida no meu último título: «As Chaves de uma nova Maçonaria através do Corpo». A minha tarefa atual não é fácil, porque as obras de hoje dividem-se em três categorias principais. Há os livros de maçonologia, os livros que repetem o que foi escrito centenas de vezes desde há 3 séculos e, finalmente, os livros de prospetiva. Propor um livro de história pode ser interessante em termos intelectuais, mas isso não faz de modo algum avançar a nossa Arte. É apenas uma iluminação sobre o passado que nos permite compreender o que fizemos até então. Quanto a reescrever pela enésima vez um livro sobre um tema já tratado, isso pode certamente funcionar, mas não traz nada de particular para a evolução. Se compararmos com as obras de prospetiva, elas não são fáceis, pois são fortemente contestadas pelos antigos, pelos conservadores e pelos puristas. Os inovadores não têm sempre a vida fácil.

Quanto à mensagem chave, seria provavelmente…: «Vão rapidamente subscrever o 450.fm se quiserem ler uma informação transversal, universal e sem partido tomado». Tenho o sentimento de que o proselitismo de certas casas maçónicas encarcera em vez de libertar os seus membros. Convém sair do sermão para entrar na era da transparência. Se pensa que estou a exagerar, saiba que certas Obediências em França boicotam abertamente o 450.fm e apelam aos seus membros para fazerem o mesmo através de circulares. Quando se chega a este nível de estupidez e de medo, não nos devemos admirar que tantos maçons se demitam após alguns anos. É também a demonstração de que a transparência em matéria de comunicação ainda não é a norma. Entretanto, é a que o nosso jornal escolheu e não contamos mudar de orientação nos próximos anos.

P: Que conselhos daria a um maçom que deseja escrever um livro sobre a maçonaria?

F: Não sei o que lhe poderia dizer, a não ser… Lança-te e faz como toda a gente, vais tropeçar no início e depois correrá melhor. É simplesmente a aprendizagem.

P: A internet e as ferramentas digitais surgiram como ferramentas que o podem ajudar?

F: Oh, sim! Provavelmente nunca teria escrito tanto se o computador não tivesse existido. Depois, é graças à internet que as minhas publicações se tornaram mais precisas, mais completas. Antes, era preciso ir à biblioteca para verificar as notas, as datas, as referências. Hoje, tudo é mais rápido e mais preciso. Depois, para a distribuição, os meus livros possuem todos um site Internet pessoal.

É, portanto, um meio direto para me dar a conhecer e vender online sem intermediários. Podemos também falar das redes sociais para fazer a promoção das novidades. Sim, viva a Internet, vivam as redes sociais.

P: Há outros pontos que deseja abordar que não teve oportunidade de desenvolver nas perguntas anteriores?

F: Um livro maçónico médio tem, em geral, uma tiragem de cerca de 300 exemplares. Um autor recebe do seu editor 8% ao fim de um ou dois anos, em geral a partir do 301.º exemplar. Assim, uma obra que pode levar vários meses de trabalho rende financeiramente mais ou menos 500 € após 600 vendas, sobre os quais será necessário retirar os encargos sociais. Compreende-se rapidamente que, em matéria de Maçonaria, são raros os autores que ganham dinheiro ou fazem disso a sua profissão. Nem toda a gente pode chamar-se Jacques Ravenne ou Éric Giacometti.

Do lado da glória, peça a qualquer maçom para lhe citar 5 autores maçónicos; depois do terceiro, torna-se complicado. É, portanto, um micromercado que corresponde globalmente a tornar-se um ator económico numa cidade populosa como Saint-Étienne ou como Toulon. Ninguém pode tornar-se milionário num espaço tão pequeno.

Assim, a única motivação para escrever para o mundo maçónico deve ser guiada pelo sentido da partilha e da Fraternidade. O prazer de transmitir, em suma. As nossas bibliotecas e outras livrarias contabilizam cerca de 15 a 18 000 títulos maçónicos, numa bibliografia de cerca de 135 000 livros. Vê bem que não somos mais do que uma pequena gota de água. Sejamos, portanto, modestos.

Produtos relacionados

Categorias

Categorias
Insígnias maçônicas ... 1222 Gargantilhas & J... 1145 Presentes por menos ... 742 Avantais & Pacotes 663 Joalharia 633 Jóias de loja 604 Avental maçônico 552 Colares maçônicos 527 Mestre 494 Aventais maçônicos –... 446 Outros ritos 436 Rito Escocês Antigo ... 303 Altos graus dos outr... 302 Halloween Especial 255 Arco Real 247 Acessórios 216 Rito francês – decor... 204 JOIAS PARA FRANCO-MA... 194 Joias Maçônicas 194 Ritos egípcios (memp... 193 Todos os produtos →
🏠 Início 🛍️ Produtos 📋 Categorias 🛒 Carrinho