Os Templários, ancestrais dos maçons?

Origens dos Templários

A Ordem dos Templários surgiu durante as cruzadas. Poderíamos preencher centenas de páginas para contar a sua história, mas aqui reteremos apenas os pontos mais importantes. Em 1118, nove cavaleiros decidiram unir-se em Jerusalém para proteger os peregrinos, que eram alvo de numerosos ataques. Comprometeram-se com a vida religiosa perante Gormond (frequentemente grafado como Garimond), o patriarca latino de Jerusalém, pronunciando os votos de castidade, pobreza e obediência, seguindo a regra de Santo Agostinho em uso entre os Cónegos do Santo Sepulcro, aos quais foram inicialmente ligados.

Convencido da utilidade de tal milícia na Terra Santa, o rei de Jerusalém, Balduíno II, concedeu-lhes uma parte do seu palácio, correspondente à atual mesquita de Al-Aqsa, que na época se acreditava estar situada no local do antigo Templo de Jerusalém. É por isso que estes cavaleiros foram comumente chamados de Templários, sendo o nome oficial da ordem Milícia dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão.

Esta nova congregação foi aprovada canonicamente por um concílio regional realizado em Nablus em 1120. E em 1127, cinco dos seus membros, incluindo Hugo de Payens, o seu líder, e André de Montbard, sobrinho de Bernardo de Claraval, empreenderam uma viagem pela Europa para angariar fundos, recrutar cavaleiros e obter da Igreja a aprovação de um novo estatuto inédito: o de monge-soldado. O que foi feito pelo Papa Honório III no concílio de Troyes, realizado no mesmo ano. Os Templários receberam, além disso, uma nova regra, redigida para eles por Bernardo de Claraval.

Os Templários tornaram-se assim o primeiro exército permanente do Reino Latino de Jerusalém, seguidos pela Ordem de São João de Jerusalém (nascida por volta de 1080 e aprovada em 1113 como Ordem hospitalária, tornando-se militar em 1182) e pelos cavaleiros Teutónicos (ordem militar e religiosa alemã, nascida como Hospitalária em 1190 e tornada militar em 1199).

A expansão dos Templários

Exaltando a dimensão espiritual da cavalaria, numa época em que surgiam os primeiros romances de cavalaria que tratavam nomeadamente da Busca do Graal, os Templários ofereciam um caminho de realização que respondia às expectativas de muitos cavaleiros europeus. O recrutamento e as doações afluíam, tornando rapidamente a Ordem na primeira multinacional do mundo, com uma rede de comendas muito densa. A maioria das comendas, situadas no Ocidente, tornava-se a base económica do ramo combatente ativo na Terra Santa. Ao contrário do que se imagina frequentemente, havia muito poucos cavaleiros Templários na Europa, exceto na Península Ibérica, onde estavam militarmente empenhados desde meados do século XII: a maioria das comendas eram explorações agrícolas dirigidas por sargentos, ou seja, Templários de origem não nobre, vestidos de preto ou castanho, e não com o famoso manto branco, adornado com a cruz vermelha desde 1147.

Esta rede económica permitiu aos Templários tornarem-se também banqueiros. Quem quisesse ir para a Terra Santa podia depositar prata num estabelecimento templário europeu e recebia um recibo que lhe permitia levantar esse valor noutro estabelecimento da Ordem no Oriente. Chegaram mesmo a emprestar dinheiro, principalmente aos soberanos que desejavam organizar uma cruzada.

Políticas pragmáticas

Na Terra Santa, os Templários não tiveram apenas uma atividade guerreira e investiram muito na diplomacia. Os Cruzados que desembarcavam da Europa estavam cheios de certezas simplistas; vinham apenas combater os sarracenos e, com um pouco de sorte, regressavam a casa sem se preocuparem com as consequências. Os Templários, tal como as outras Ordens militares, estavam instalados lá e permaneciam. Não podiam, portanto, permitir-se estar em guerra permanente com todos os muçulmanos e tiveram obrigatoriamente de estabelecer alianças, ora com o Sultão de Damasco contra o Sultão do Egito, ou o inverso, lidar com as populações locais não cristãs e negociar com os famosos “Assassinos” (“ordem” mística xiita, dirigida pelo “Velho da Montanha”, e da qual apenas uma fação – os Fedayin – era combatente).

Os Templários tiveram também de navegar entre os interesses dos soberanos europeus, que pretendiam todos encontrar algum prestígio nas suas ações, muitas vezes irrefletidas, na Terra Santa. E, claro, tinham de ter em conta as Ordens militares rivais (cavaleiros de São João e Teutónicos), que não defendiam necessariamente a mesma política que eles. O programa original dos Templários, muito simples no seu enunciado básico “defender a Terra Santa”, revelou-se de grande complexidade e exigiu muitos compromissos.

A queda do Reino latino de Jerusalém

Minado por incessantes querelas internas e carecendo cruelmente de um apoio contínuo dos estados europeus, o Reino latino de Jerusalém foi finalmente perdido. Primeiramente, Jerusalém foi retomada por Saladino em 1187, que se apoderou também das cidades portuárias como São João de Acre. Os cristãos tiveram então de se retirar para Tiro. Mas retomaram um pouco o controlo por ocasião da Terceira Cruzada, liderada por Filipe Augusto e Ricardo Coração de Leão. Em 1191, este último reconquistou São João de Acre, que se tornou a nova capital do que restava do Reino de Jerusalém. Mas Jerusalém permaneceu definitivamente nas mãos dos sarracenos.

Loja confeciona as capas e mantos das ordens cavalheirescas. Ver a coleção.

Os soberanos europeus não paravam de disputar o título de Rei de Jerusalém e a anarquia espalhou-se neste simulacro de reino, que apenas os Templários, os Hospitalários e os Teutónicos se esforçavam por manter à tona. Mas estavam divididos entre si e serviam, na verdade, interesses externos diferentes. Não foi senão durante o cerco de São João de Acre pelo Sultão do Egito em 1291 que lutaram realmente lado a lado, mas era tarde demais. A cidade caiu a 18 de maio de 1291, pondo um termo definitivo à existência do Reino latino de Jerusalém. Os Templários ainda não o sabiam, mas os seus dias estavam contados a partir desse momento.

O fim trágico dos Templários

Após a perda do Reino de Jerusalém, os Templários estabeleceram a sede da Ordem em Paris, sem deixar de reclamar uma nova cruzada (que teria sido a décima) para reconquistar Jerusalém. Mas ninguém parecia pronto para se lançar em tal aventura, e sobretudo para assumir as despesas. Potência económica e militar considerável, os Templários encontraram-se, de certa forma, sem utilidade. Situação perigosa, sobretudo quando se é credor do Rei de França, neste caso Filipe IV, dito o Belo.

O reinado de Filipe o Belo foi marcado pela centralização administrativa e pelo abandono progressivo dos usos feudais, pela generalização do imposto em todo o Reino de França e por perpétuas crises monetárias… Em 1306, expulsou os Judeus de França, não sem antes ter confiscado todos os seus bens. Filipe o Belo devia muito dinheiro aos Templários e tinha inicialmente imaginado resolver este problema fundindo a Ordem dos Templários e a dos Hospitalários de São João de Jerusalém e fazendo-se eleger Grão-Mestre desta nova Ordem unificada. Este projeto encontrou uma recusa, tanto dos Templários como dos Hospitalários. Mas o Mestre dos Hospitalários estava em Rodes, fora de alcance, enquanto o dos Templários residia em Paris. E era aos Templários que Filipe o Belo devia dinheiro…

Uma vasta maquinação foi então posta em prática e, com base em denúncias (manifestamente caluniosas) de um antigo Templário excluído da Ordem, Filipe o Belo ordenou a sua detenção em todo o reino para a sexta-feira, 13 de outubro de 1307, e lançou contra eles um processo judicial por heresia. O Papa Clemente V, que devia a tiara pontifícia a Filipe o Belo, pouco pôde fazer senão seguir as injunções do rei, com mais ou menos boa vontade.

Sob tortura, numerosos Templários confessaram tudo o que lhes era reprovado: renegação de Cristo, cuspidela no crucifixo durante a sua receção secreta, adoração do Baphomet, simonia, sodomia, etc. Mas não nos devemos deixar enganar por estas confissões, obtidas ainda por cima sob tortura: nos processos por heresia, não se procurava descobrir o que tinha realmente acontecido, mas estabelecia-se primeiro uma lista das torpezas habitualmente atribuídas aos hereges e fazia-se confirmar este formulário pelos acusados. Grosso modo, é como se o Ministério Público redigisse a acusação antes de o juiz de instrução ter ouvido os arguidos.

Numerosos Templários terminaram na fogueira e, em 1312, no final do Concílio de Viena, Clemente V aboliu a Ordem do Templo, cujos bens foram devolvidos aos Hospitalários de São João de Jerusalém, que deviam pagar 200.000 libras tornesas (cerca de 3,8 milhões de euros) em três anos ao rei de França, como indemnização pelas despesas ocasionadas pelo processo. Muito menos do que o que esperava Filipe o Belo, sem dúvida. Quanto ao destino dos membros da Ordem, foi decidido assim: aqueles que eram inocentes ou que tinham confessado veriam ser-lhes atribuída uma pensão e poderiam viver numa casa da Ordem (pertencente agora aos Hospitalários) ou retirar-se para outra ordem religiosa, e aqueles que tinham recusado confessar ou tinham voltado atrás nas suas confissões seriam condenados segundo todo o rigor do direito canónico.

Restavam presos os quatro últimos grandes dignitários da Ordem, sobre cujo destino Clemente V tardava a pronunciar-se: Jacques de Molay, Mestre do Templo, Geoffroy de Charnay, Preceptor da Normandia, Hugues Pairaud, Preceptor de França, e Geoffroy de Gonneville, Preceptor da Aquitânia. Estes quatro homens esperavam ainda uma decisão de clemência do papa. Em dezembro de 1313, uma comissão de três cardeais foi nomeada para resolver a questão, comissão que convocou um concílio em Paris para o dia 11 (ou 18) de março de 1314. Os quatro dignitários Templários compareceram perante um grupo de teólogos, esperando ter a oportunidade de se colocar sob a proteção do papa, mas foi apenas para ouvir que estavam condenados ao emparedamento, ou seja, uma reclusão perpétua muito estrita. Jacques de Molay e Geoffroy de Charnay rebelaram-se então, proclamando que eram inocentes, assim como toda a Ordem, e que as suas confissões tinham sido extraídas apenas sob tortura. Voltavam atrás nas suas confissões e tornavam-se, por esse facto, relapsos, passíveis da fogueira. Os cardeais suspenderam a sessão e adiaram a deliberação para o dia seguinte. Mas assim que teve conhecimento do que tinha acontecido, Filipe o Belo ordenou que Jacques de Molay e Geoffroy de Charnay fossem queimados vivos no próprio dia, o que foi feito na Île des Javiaux, também chamada Île aux Juifs, ao lado da Île de la Cité. Diz-se que na fogueira, Jacques de Molay chamou Clemente V e Filipe o Belo a comparecer perante o tribunal de Deus dentro de um ano. Será verdade? O que é, pelo contrário, comprovado, é que Clemente V morreu a 20 de abril de 1314 e que Filipe o Belo seguiu-o para a tumba a 29 de novembro seguinte.

Sobrevivência dos Templários

O tratamento dos Templários não foi o mesmo em todos os países. Nenhum soberano os perseguiu com tanto zelo como Filipe o Belo, e se detenções e interrogatórios tiveram lugar, a tortura não foi sistematicamente aplicada, e as confissões foram muito raras. Não deixa de ser verdade que a Ordem foi universalmente abolida pelo papa em 1312. Esta decisão tinha força de lei em toda a parte. Os antigos Templários juntaram-se, portanto, a outras ordens religiosas, em todos os países católicos.

Foi apenas na Península Ibérica que os Templários sobreviveram coletivamente, pois as suas competências guerreiras eram necessárias para a Reconquista. Mas criaram-se para eles duas novas ordens, a Ordem de Montesa no Reino de Aragão e a Ordem de Cristo em Portugal. Estas duas ordens ibéricas são, portanto, sucessoras da Ordem do Templo, mas não propriamente sobrevivências.

Quanto à pretensa sobrevivência dos Templários na Escócia, que teriam sido abrigados numa suposta Ordem de Santo André do Cardo criada por Robert Bruce em reconhecimento da sua suposta participação na batalha de Bannockburn em junho de 1314, não tem qualquer base histórica. As provas que constituiriam as chamadas lápides templárias e a Capela de Rosslyn foram rejeitadas pelos historiadores: as lápides são sepulturas de cavaleiros cruzados escoceses e a Capela de Rosslyn remonta aos anos 1440, portanto mais de um século após a abolição da Ordem do Templo. Esta lenda romântica da batalha de Bannockburn não aparece, aliás, nos meios maçónicos da Escócia senão a partir de 1843.

As obras de história maçónica estão reunidas aqui. Ver a coleção.

A sobrevivência da Ordem do Templo na Escócia é, portanto, uma ficção, que nasceu no seio da maçonaria do século XVIII.

Os maçons, herdeiros dos Templários?

Diferentes fatores levarão certos maçons europeus a reivindicar os Templários no século XVIII. Primeiramente, uma questão de ordem sociológica: sob o Antigo Regime, a maioria dos maçons, e nomeadamente os seus dirigentes, eram de origem aristocrática. Pretender ser descendente dos construtores de catedrais era muito pouco prestigioso para eles, e procuraram origens mais gloriosas. Um primeiro passo foi dado pelo famoso discurso do Cavaleiro de Ramsay (1738): os maçons seriam, na verdade, descendentes dos Cavaleiros Cruzados. Este discurso esteve na origem do desenvolvimento, a partir de 1740, dos primeiros altos graus maçónicos cavalheirescos, a começar pelo Cavaleiro do Oriente. Ainda não se fala dos Templários, mas os temas da cavalaria e das Cruzadas apelam bastante naturalmente ao dos Templários.

Outro fator, o Século das Luzes foi o da Filosofia e das primeiras contestações do despotismo eclesiástico e real. Os Templários, injustamente abatidos pela coligação de um rei e de um papa, podiam representar o protótipo de todos aqueles que combatem a opressão religiosa e política e tornavam-se mesmo os primeiros mártires da causa da Liberdade.

Finalmente, o mistério que envolvia muitos aspetos da história dos Templários permitia as especulações mais arriscadas. Teriam sido condenados porque detinham uma doutrina secreta? Teriam tido acesso a alguns segredos misteriosos no Oriente? A sua fabulosa riqueza não indicava que tinham descoberto a Pedra Filosofal?

A figura mítica do Templário tomou várias formas, no seio de diferentes graus ou Ritos maçónicos. Em França, o grau maçónico templário mais importante apareceu por volta de 1750, sob a forma do Sublime Cavaleiro Eleito, que se tornará mais tarde o Cavaleiro Kadosh, atuais altos graus do REAA Escocês Antigo e Aceite. Elaborado com base nos graus de Eleitos, vingadores de Hiram, este grau descreve a história de uma Ordem ancestral, que teria começado com os construtores do Templo de Salomão, ter-se-ia tornado nos Essénios, que, durante as Cruzadas, se teriam unido aos Templários, cujos sobreviventes, tendo-se refugiado na Escócia, teriam finalmente criado a maçonaria. A trama da lenda escocesa estava lançada e iria ampliar-se. Certos maçons imaginaram mesmo que a lenda maçónica de Hiram apenas mascarava o relato do fim dos Templários e do suplício de Jacques de Molay, e acreditaram ver a prova nas iniciais das palavras sagradas dos graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre: J. B. M., para Jacobus Burgundus Molensis, ou seja, Jacques, Borgonhês, de Molay.

Os Templários, alegoria da dinastia Stuart

A maçonaria alemã irá muito mais longe, vendo aparecer uma Ordem maçónica inteira cujo objetivo era o restabelecimento da Ordem do Templo e a restituição de todos os seus bens: a Estrita Observância Templária, fundada a partir de 1754 pelo barão de Hund (1722-1776), e que se tornaria o Regime Escocês Retificado em 1782. A lenda da Estrita Observância Templária era, na verdade, dupla: combinava o tema do restabelecimento dos Templários com o do restabelecimento no trono de Inglaterra da dinastia Stuart, afastada desde a Revolução Gloriosa de 1688 que tinha feito cair Jaime II. Hund pretendia, com efeito, ter sido recebido maçom por um misterioso Cavaleiro de Penacho Vermelho, que não teria sido, segundo ele, nada menos que Carlos Eduardo Stuart (1720-1788), dito “O Jovem Pretendente”, neto de Jaime II. E foi Carlos Eduardo quem teria dado a Hund a missão de restabelecer a Ordem do Templo.

Aqui estamos entrados de pleno direito nos imbróglios político-maçónicos que marcaram a história da Inglaterra até à extinção da descendência direta de Jaime II (morte de Carlos Eduardo em 1788), e que marcaram o desenvolvimento da maçonaria moderna e dos altos graus maçónicos em toda a Europa. Seria impossível descrever todas as peripécias nos limites deste artigo, mas é necessário recordar os principais elementos.

A primeira Freemasonry especulativa inglesa nasceu sob o reinado de Jaime I Stuart, que era ao mesmo tempo Jaime VI da Escócia. Foi manifestamente sob o seu impulso que esta nova instituição foi criada, para reproduzir o modelo da Maçonaria escocesa, fiel ao rei. Os Freemasons ingleses parecem ter desempenhado um papel discreto mas importante no seio do campo realista durante a Guerra Civil de 1642-1646, e por reconhecimento, Carlos II foi-lhes muito favorável após a Restauração da monarquia em 1660. Durante a Revolução Gloriosa de 1688, que pôs fim ao reinado de Jaime II, a Freemasonry dividiu-se. Uma parte, que se chama “Jacobita” por referência a Jaime II, mais conservadora e católica, permaneceu fiel aos Stuart, enquanto a outra, mais liberal e protestante, escolheu apoiar Guilherme de Orange, depois a casa de Hanôver, e acabaria por fundar a Grande Loja de 1717. Se a maçonaria foi oficialmente difundida na Europa pela Grande Loja de 1717, lojas jacobitas estavam também bem implantadas, nem que fosse em Saint-Germain-en-Laye, onde a corte de Jaime II tinha encontrado refúgio. Parece claro que os jacobitas procuraram utilizar a maçonaria para atrair simpatias e eventualmente um apoio à sua causa, e que os altos graus maçónicos foram o seu principal meio de propaganda: quem poderia supor que sob a reconstrução do Templo por Zorobabel ou a sobrevivência e o restabelecimento dos Templários se escondiam as pretensões dinásticas dos Stuart? Não é, aliás, por acaso que se pôde qualificar a proliferação dos altos graus maçónicos no século XVIII de Escocismo, se numerosos graus e Ritos maçónicos são hoje ainda ditos “Escoceses” e se os graus maçónicos templários relatam todos que os Templários sobreviveram refugiando-se na Escócia.

Então, tudo é para deitar fora?

Claro que não! Estas considerações históricas não retiram nada ao valor simbólico dos graus ou dos Ritos maçónicos Escoceses ou Templários. Tinham força suficiente em si mesmos para conhecer um desenvolvimento ulterior que não terá mais qualquer relação com a história dos Stuart. Ou melhor, os símbolos e os ritos que veiculam são capazes de alimentar o nosso imaginário e a nossa espiritualidade muito para além das intenções políticas daqueles que os tinham criado.

Produtos relacionados

Categorias

Categorias
Insígnias maçônicas ... 1221 Gargantilhas & J... 1145 Presentes por menos ... 741 Avantais & Pacotes 662 Joalharia 633 Jóias de loja 604 Avental maçônico 551 Colares maçônicos 527 Mestre 494 Aventais maçônicos –... 445 Outros ritos 436 Rito Escocês Antigo ... 303 Altos graus dos outr... 302 Halloween Especial 255 Arco Real 247 Acessórios 216 Rito francês – decor... 204 JOIAS PARA FRANCO-MA... 194 Joias Maçônicas 194 Ritos egípcios (memp... 193 Todos os produtos →
🏠 Início 🛍️ Produtos 📋 Categorias 🛒 Carrinho