História do Grande Oriente de França – Segunda parte (1815-1848)

O Grande Oriente de França sob a Restauração (1815-1830)

As teses falaciosas do jesuíta Augustin Barruel (conhecido como “Abade Barruel”, 1741-1820), que apontavam a maçonaria como a instigadora da Revolução, começaram a difundir-se, e a maçonaria foi forçada a entrar em dormência nos países que formaram a Santa Aliança em 1815 (Áustria, Prússia e Rússia). A situação foi mais matizada em França, onde o Grande Oriente de França tinha aprendido a submeter-se ao poder político e onde continuava a dispor de apoios no círculo próximo de Luís XVIII, que provavelmente tinha sido iniciado em 1784, tal como o seu irmão, o futuro Carlos X. A monarquia restaurada tinha, além disso, tomado nota da nova preponderância da burguesia na sociedade e não pretendia alienar as forças económicas que esta representava.

Nenhuma medida foi, portanto, tomada contra o Grande Oriente de França enquanto tal, sendo que eventuais processos judiciais apenas visaram indivíduos. Pôde, assim, prosseguir as suas atividades sob o controlo de novos mestres alinhados com o poder real. Tinha chegado ao fim a Grã-Mestria de José Bonaparte e o poder de Cambacérès.

Contudo, um facto curioso: como José Bonaparte nunca se demitiu formalmente, o cargo de Grão-Mestre foi declarado vago até 1852. O mais alto dirigente do Grande Oriente de França assumiu, durante este período, o título de Grande Conservador ou de Grão-Mestre Adjunto. Em 1815, Pierre Riel de Beurnonville (1752-1821), antigo general do Império que se aliou a Luís XVIII e se tornou par de França, foi designado Grão-Mestre Adjunto, sucedendo a Cambacérès até à sua morte em 1821. Depois, a função recaiu sobre Étienne Macdonald (1765-1840), que tinha o mesmo perfil que Riel: antigo Marechal do Império tornado par do Reino. Dirigiu o Grande Oriente de França até 1833.

Etienne Jacques-Joseph-Alexandre Macdonald franco-maçom

O Supremo Conselho teve menos sorte que o Grande Oriente, formado como estava por uma maioria de dignitários imperiais fiéis ao Império. Foi, por isso, forçado a dissolver-se. O Grande Oriente de França aproveitou a oportunidade para se apropriar do Rito Escocês Antigo e Aceite, que confiou a um Grande Consistório de Ritos, o qual se tornaria o Grande Colégio de Ritos em 1826.

O duque Élie Decazes (1780-1860), favorito de Luís XVIII, ministro do Interior e depois primeiro-ministro, conseguiu reunir as diferentes dissidências do Supremo Conselho que se tinham formado para constituir, em 1821, o Supremo Conselho de França do Rito Escocês Antigo e Aceite que ainda hoje conhecemos e que se tornou então o grande rival do Grande Oriente de França. Monárquico mas liberal, a sua presença ao lado de Luís XVIII, de quem foi favorito até 1820, contribuiu para manter o poder numa linha bastante liberal.

O Grande Oriente de França tinha outrora celebrado a glória de Napoleão; agora, cantava os louvores de Luís XVIII e depois de Carlos X com o mesmo entusiasmo ostensivo. Burguês, liberal e deísta, mantinha-se prudentemente afastado de qualquer polémica política ou religiosa. Isso não impediu alguns dos seus membros (sobretudo os mais jovens e progressistas) de participarem nas várias sociedades mais ou menos secretas que tendiam a derrubar novamente a monarquia, nomeadamente o Carbonarismo, implantado em França através do Rito de Misraïm desde 1815, e a sociedade “Aide-toi, le ciel t’aidera” (Ajuda-te, o céu ajudar-te-á), fundada em 1827. Uma ala do Grande Oriente de França, bastante radical, participou ativamente na oposição ao regime, enquanto a maioria, liberal ou monárquica moderada, aguardava prudentemente o desfecho dos acontecimentos.

O assassinato, em 1820, do duque de Berry (filho do Conde de Artois, futuro Carlos X) foi a ocasião para um endurecimento político. Os ultrarrealistas, responsabilizando os liberais por este homicídio, derrubaram o duque Decazes, que foi substituído pelo duque de Richelieu (1766-1822), o qual restabeleceu a censura à imprensa, retirando-se depois em 1821 para dar lugar ao chefe do partido ultrarrealista, Joseph de Villèle (1773-1854). É neste contexto que Luís XVIII morre em 1824 e é sucedido por Carlos X, mais autoritário, conservador e influenciado pelo clero católico do que o seu irmão.

A oposição entre os ultrarrealistas e os liberais estava no auge e, em 1827, os liberais e os monárquicos moderados conseguiram unir-se e fundar a sociedade “Aide-toi, le ciel t’aidera” mencionada acima, que contou com numerosos maçons nas suas fileiras. Foram organizadas manifestações públicas e, nas eleições de 1827, graças à ação desta sociedade, a Câmara passou para o lado liberal. Carlos X designou um novo conselho de ministros, meio realista e meio liberal, presidido pelo visconde de Martignac (1778-1832), que restabeleceu a liberdade de imprensa. Contudo, os anos de 1828 a 1830 revelaram-se muito difíceis para a França: más colheitas, epidemias, explosão do custo de vida. Revoltas eclodiram e comboios de cereais foram atacados.

Carlos X demitiu Martignac em agosto de 1829 e nomeou para o seu lugar um ultrarrealista, o príncipe Jules de Polignac (1780-1847). O rei tentou então retomar o controlo dissolvendo a Câmara a 18 de maio de 1830, na esperança de que novas eleições permitissem aos ultrarrealistas vencer. Mas, em julho de 1830, os liberais venceram novamente. Carlos decidiu então um golpe de força: através das Ordenações de St-Cloud (25 de julho de 1830), suprimiu a liberdade, dissolveu a nova câmara e modificou as regras de eleição censitária, de modo a poder excluir do voto uma parte da pequena burguesia. As novas eleições estavam previstas para setembro de 1830.

Estas Ordenações atearam fogo ao rastilho. Comités insurrecionais já se tinham organizado em Paris, muitas vezes sob o impulso de jovens maçons progressistas do Grande Oriente de França e de Carbonários. A Revolução de Julho, dita dos “Três Gloriosos”, eclodiu e durou três dias, de 27 a 29 de julho de 1830. As primeiras revoltas transformaram-se rapidamente numa insurreição revolucionária e lutou-se nas ruas. O exército disparou sobre os insurgentes, causando centenas de mortos.

Revolução 1830 maçonaria Loja

A 30 de julho, Carlos X fugiu para Rambouillet e, no mesmo dia, os deputados insurgentes destituíram-no do seu título de rei e designaram como Lugar-Tenente-Geral do Reino Luís Filipe de Orleães, duque de Orleães (o filho mais velho de Filipe Igualdade, antigo Grão-Mestre do Grande Oriente de França, decapitado, como se recorda, em 1793). Por seu lado, a 2 de agosto, Carlos X, assim como o seu filho, abdicou a favor do seu neto, Henrique V, de nove anos, e confiou a Regência ao mesmo Luís Filipe de Orleães. Luís Filipe via-se, portanto, investido do poder tanto pelos insurgentes como pelo rei deposto! Teria de escolher que lado tomar. Mas, para ele, os maiores riscos eram tanto o regresso dos Bourbons ao trono como a restauração do Império ou a instauração de uma República. Optou pela fórmula mais suscetível de contentar os liberais e os monárquicos moderados: a monarquia constitucional.

Foi, pois, a 9 de agosto de 1830 que, após ter exercido durante nove dias a função de Lugar-Tenente-Geral do Reino, Luís Filipe de Orleães foi proclamado Rei dos Franceses, o mesmo título que tinha sido imposto a Luís XVI em 1791 para significar que a realeza emanava da nação e não era de direito divino. Durante a sua entronização, foi Étienne Macdonald, duque de Tarento, par de França e Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente de França, quem lhe apresentou a coroa real.

O Grande Oriente de França sob a Monarquia de Julho (1830-1848)

Se a ala mais radical do Grande Oriente de França tinha participado ativamente na queda de Carlos X, a maioria dos seus membros, liberais e monárquicos moderados na sua maioria, manteve-se prudentemente afastada dos acontecimentos, à espera de um desfecho que esperavam ser feliz. Foi, portanto, com satisfação que acolheram, num primeiro momento, a entronização de um soberano liberal suscetível de responder às suas aspirações. O papel eminente desempenhado pelo Grão-Mestre Adjunto durante a coroação de Luís Filipe deixava, aliás, antever um futuro radioso.

Mas a realidade revelou-se menos idílica do que tinham esperado. A situação política de França era então, há que reconhecê-lo, das mais complexas. Luís Filipe e os seus sucessivos governos tiveram de enfrentar uma oposição múltipla: os legitimistas, os bonapartistas e os republicanos. Se os republicanos agiam sobretudo através de clubes revolucionários, criados à imagem dos clubes da Revolução e na origem de numerosas conspirações, os legitimistas e os bonapartistas tentaram também derrubar o poder através de insurreições e tentativas de golpe de estado.

A maçonaria foi então considerada como um foco potencial de distúrbios e insurreição, sendo submetida a uma estrita vigilância policial. Este receio do poder não era infundado, se nos lembrarmos da parte ativa que alguns elementos do Grande Oriente de França tinham tomado nos acontecimentos dos “Três Gloriosos”. Luís Filipe, embora tivesse aproveitado esta breve revolução para tomar o poder, não a desaprovava menos e não desejava que tais distúrbios se repetissem.

Em 1830, a maçonaria era composta por três Obediências: o Grande Oriente de França, o Supremo Conselho de França e o Rito de Misraïm, fundado em Itália em 1805, mas implantado em França desde 1815. E em 1838, juntou-se-lhes a joia Memphis-Misraïm, dissidência de Misraïm. As posições políticas destas quatro organizações eram bastante diferentes. À exceção de uma ala progressista e republicana, o Grande Oriente de França contava com uma maioria de burgueses e monárquicos moderados bastante conformistas; tendo beneficiado do compromisso e do apoio do duque Decazes sob a Restauração, o Supremo Conselho (presidido por Decazes de 1838 a 1860) era mais conservador e aristocrático no seu recrutamento, ainda que contasse com algumas Lojas mais progressistas; o Rito de Misraïm, que tinha sido fundado em Itália em 1805 por antigos membros do Exército de Itália de Bonaparte, tinha laços com os Carbonários e não escondia a sua nostalgia bonapartista e as suas aspirações revolucionárias; e o Rito de Memphis era também formado por republicanos e bonapartistas.

A Monarquia de Julho é uma época charneira na história de França. No plano político, claro, mas também e sobretudo nos planos económico e social. A Revolução Industrial, iniciada em Inglaterra no final do século XVIII, começava a expandir-se em França, gerando uma nova classe social, a classe operária, e, mais genericamente, uma nova classe média formada por empregados.

O Grande Oriente de França não podia ficar à margem deste mundo em mutação. Embora ainda fosse dirigido por uma burguesia abastada, o número de membros oriundos de meios mais modestos (artesãos, empregados…) era crescente. Conheceu, portanto, debates internos, sinais precursores das suas evoluções ulteriores. A partir da década de 1840, algumas Lojas questionavam a necessidade de exigir que os maçons acreditassem em Deus; algumas consideravam que o seu dever era comprometerem-se com as questões sociais e políticas, ou mesmo oporem-se ao governo. O Grande Oriente de França, enquanto instituição, tentou travar estes movimentos contestatários aumentando, em 1847, o valor das capitações, para limitar o acesso à classe média. Suspendeu também Lojas, ou impôs a outras a supressão de certos temas sensíveis das suas ordens de trabalhos.

A Monarquia de Julho, que prometia ser um regime liberal, endureceu-se cada vez mais, ao sabor da instabilidade parlamentar que a caracterizava e dos numerosos distúrbios e levantamentos que teve de enfrentar. Luís Filipe recusava obstinadamente considerar o sufrágio universal reclamado pelos republicanos e tornou-se cada vez mais impopular. Em 1847, o governo do marechal Soult (1769-1851) chegou a proibir as reuniões políticas e, na sequência, tentou também proibir os oficiais e suboficiais do exército de pertencerem à maçonaria, sempre considerada como um fator de perturbação.

A partir de julho de 1847, os republicanos começaram a organizar, um pouco por toda a França, banquetes, seguindo o modelo dos banquetes republicanos da Revolução, com o objetivo de contornar a proibição das reuniões políticas. Em funções desde setembro de 1847, o governo de Guizot (1787-1874) tentou opor-se-lhes. E foi a proibição do banquete que deveria ser organizado em Paris a 19 de fevereiro de 1848 que ateou fogo ao rastilho. Adiado para 22 de fevereiro, foi depois cancelado pelos seus organizadores, parecendo dar razão ao governo. Mas os elementos mais republicanos não ficaram por aqui. Um dos organizadores do banquete, Armand Marrast (1801-1852), líder da oposição, diretor do jornal “Le National” e membro do Grande Oriente de França, incitou a população parisiense a revoltar-se e, a 22 de fevereiro, mais de 3000 pessoas reuniram-se para marchar sobre o Palais Bourbon, entoando slogans antigovernamentais. A 23 de fevereiro, o exército disparou sobre a multidão e, a 24, a situação tornou-se insustentável: perante o fluxo de insurgentes, o exército retirou-se de Paris. As tropas encarregadas de guardar as Tulherias tendo manifestado hostilidade para com ele, e os seus generais não vendo qualquer saída, Luís Filipe abdicou a 24 de fevereiro a favor do seu neto, o Conde de Paris, antes de tomar o caminho do exílio, em Inglaterra, não sem antes ter designado a sua nora, a duquesa de Orleães, regente do reino.

armand marrast maçonaria

Mas o poder já estava nas mãos dos republicanos, que tinham investido o Palais Bourbon, e mesmo que numerosos deputados moderados estivessem prontos a aceitar a regência da duquesa de Orleães, a II República foi proclamada a 24 de fevereiro de 1848, por Adolphe Lamartine (1790-1869), poeta, Académico e homem político muito próximo dos maçons.

Pela sua brevidade, a Revolução de 1848 recorda os “Três Gloriosos” de 1830, mas não deixa de ser bem diferente, pois teve uma dimensão muito mais popular e proletária. E, na perspetiva que aqui nos interessa, os maçons, particularmente do Grande Oriente de França, desempenharam um papel mais importante. Se em 1830 apenas uma ala do Grande Oriente de França participou ativamente nos acontecimentos, o número de maçons convertidos à República era muito maior em 1848, ao ponto de terem provavelmente passado a ser maioritários nesse momento. O governo provisório da nova República instaurado em torno de Lamartine em 1848 contava, aliás, com cinco maçons em onze membros.

lamartine 25 fevereiro 1848

Produtos relacionados

Categorias

Categorias
Insígnias maçônicas ... 1222 Gargantilhas & J... 1145 Presentes por menos ... 742 Avantais & Pacotes 663 Joalharia 633 Jóias de loja 604 Avental maçônico 552 Colares maçônicos 527 Mestre 494 Aventais maçônicos –... 446 Outros ritos 436 Rito Escocês Antigo ... 303 Altos graus dos outr... 302 Halloween Especial 255 Arco Real 247 Acessórios 216 Rito francês – decor... 204 JOIAS PARA FRANCO-MA... 194 Joias Maçônicas 194 Ritos egípcios (memp... 193 Todos os produtos →
🏠 Início 🛍️ Produtos 📋 Categorias 🛒 Carrinho