Christophe Ravel
Respeitabilíssimo Grão-Mestre do Grande Oriente da Suíça (GOS)

- Quando foi iniciado? Qual é o seu percurso na maçonaria?
Fui iniciado em 26 de fevereiro de 2009 na Respeitável Loja Le Labyrinthe, no Oriente de Genebra (www.le-labyrinthe.ch), uma das lojas genebrinas do Grande Oriente da Suíça (www.g-o-s.org). Em seguida, segui o caminho clássico de todo maçom. Tornei-me Companheiro e depois Mestre, quando os meus irmãos consideraram que tinha chegado o meu momento. Durante esse período, ocupei vários cargos na minha loja, até que, em 6018, me tornei Venerável Mestre da minha oficina, cargo que exerci até ao início de 6022. O meu mandato como Venerável durou um pouco mais do que o habitual, principalmente devido ao período da Covid. Olhando para trás, esse período foi muito interessante; forçou-nos a repensar e a comprometer-nos plenamente com a via do dinamismo. Posteriormente, apresentei a minha candidatura e fui eleito pelos meus irmãos do GOS para o cargo de Respeitabilíssimo Grão-Mestre no final de 6022.
- O que o inspirou no seu desejo de ingressar na maçonaria?
Creio que nunca chegamos à maçonaria por puro acaso, pelo menos se partilharmos os seus valores. Devemos isso aos nossos pais e à sociedade onde crescemos. As noções de Liberdade, Igualdade e Fraternidade sempre ressoaram em mim, e sempre vi a alteridade, encontrada nas minhas viagens, como uma riqueza formidável. Acredito que o terreno era fértil no momento em que tive os meus primeiros contactos com a maçonaria. Sem o saber, convivia com vários maçons, até ao dia em que um deles se abriu comigo. O meu percurso maçónico começou então. Muitos perdem este caminho iniciático, apesar de possuírem os valores necessários. Precisamos de comunicar melhor o facto de que a maçonaria está aberta a todos, independentemente do percurso do candidato.
- O que retém do seu percurso iniciático até hoje?
Muitos momentos de descoberta, fraternidade e questionamento. Os primeiros passos na maçonaria são sempre incríveis. Há tantas novidades que, geralmente, ficamos maravilhados. Se tiver de reter um elemento importante, olhando para trás, é o trabalho de transmissão que deve ser realizado. Há séculos que este trabalho é feito sem interrupção. À medida que progredimos, percebemos que o trabalho não é focado apenas em nós mesmos, mas também nos outros. Somos, assim, simultaneamente a ferramenta e a matéria. Os exemplos são inúmeros, especialmente quando se ocupam cargos, mas deixo-vos um exemplo que foi fundamental e que ilustra o meu ponto de vista.
Quando era um jovem Companheiro, o meu padrinho, Daniel, convidou-me a fazer a minha própria bengala. O projeto agradou-me e fui cortar um ramo de árvore no seu jardim. Depois de secar a madeira e trabalhar nela durante vários meses, terminei o trabalho esculpindo uma magnífica coruja no topo. Eis-me, após mais de cem horas de trabalho, detentor de uma bengala magnífica, a minha bengala! Algum tempo depois, foi a oportunidade para o meu padrinho me ensinar o que era a transmissão, incentivando-me a transmitir a minha bengala ao próximo Companheiro da Oficina. Transmitir é dar de si mesmo, uma parte que amamos para o bem e o prazer do outro. Não é livrar-se de algo que não gostamos ou que já não é útil. Não foi fácil fazer este gesto; exigiu algum tempo de reflexão para estar convencido da importância deste ato simbólico. Uma vez realizado este trabalho sobre mim mesmo, transmiti voluntariamente esta bengala, com a esperança de que o novo Companheiro também realize este gesto de transmissão um dia, por sua vez. O trabalho raramente está terminado…
- O que significa a maçonaria para si pessoalmente? E que impacto tem na sua vida pessoal?
Tolerância e fraternidade. É isto que, aos meus olhos, constitui a essência da maçonaria e de um verdadeiro maçom. O impacto é forte, pois estou envolvido em vários projetos ao mesmo tempo. Entre a minha vida maçónica e a minha vida profissional, pode dizer-se que sou uma pessoa hiperativa. Provavelmente demasiado, mas é uma escolha que fiz e que desejo assumir. A maçonaria fez-me compreender a importância da noção de compromisso. Compromisso em fazer o melhor possível, tanto no conteúdo como na forma. É um compromisso para com os outros, mas sobretudo para consigo mesmo. Tento, com os meus meios, manter-me fiel a isso e não me contentar com o suficiente se considerar que posso fazer melhor. Se a isto juntarmos a mentalidade suíça… é, sem dúvida, uma tarefa exigente. Tento, com os meus meios, assumi-la sendo voluntário.
- Pode apresentar em poucas palavras o Grande Oriente da Suíça?
O Grande Oriente da Suíça é uma obediência liberal e adogmática, criada em 1959. Distingue-se por uma ampla autonomia das Lojas que o constituem. Reconhece, na qualidade de tal, todos os Maçons, a qualquer Obediência que pertençam. As Lojas do Grande Oriente da Suíça são livres de trabalhar ou não para a glória do Grande Arquiteto do Universo. Não impõem qualquer crença e não são obrigadas a expor a Bíblia ou qualquer outro livro dito “sagrado”. Temos lojas que trabalham nas diferentes regiões linguísticas suíças e algumas lojas em território francês, em Lyon. Além disso, o Grande Oriente da Suíça, uma obediência masculina, está em relação constante com obediências masculinas, mistas e femininas, e cada uma das suas Lojas é livre de receber Irmãs em visita. Finalmente, como todas as obediências liberais, o Grande Oriente da Suíça baseia-se na liberdade absoluta de consciência e adere, como membro fundador, a dois organismos internacionais: o CLIPSAS (fundado em 1961), que reúne cerca de uma centena de obediências de todos os continentes, e a Aliança Maçónica Europeia (fundada em 2004), que agrupa 35 obediências da Europa. O GOS é, portanto, uma obediência maçónica plenamente inserida no nosso mundo, com as suas características helvéticas que contribuem para a sua especificidade.
- Quais são os ritos praticados maioritariamente no Grande Oriente da Suíça?
O Grande Oriente da Suíça é uma obediência “multirrito”. Ou seja, agrupa Lojas que trabalham com ritos diferentes. Cinco ritos estão atualmente em uso no Grande Oriente da Suíça: Rito Francês, Rito Escocês Antigo e Aceite, Rito Escocês Retificado, Rito Ruchon e Rito de Schröder. Na Suíça alemã, o Rito de Schröder é maioritário. Na Suíça romanda e no Ticino, as lojas praticam o Rito Escocês Antigo e Aceite, o Rito Escocês Retificado, o Rito Francês e o Rito Ruchon (variante do Rito Escocês Antigo e Aceite).
- Hoje, quantos Irmãos reúne o Grande Oriente da Suíça?
Uma grande instituição com um número limitado de membros, uma vez que somos cerca de 350. Este número, que pode parecer anormalmente baixo em comparação com outros Grandes Orientes, é, penso eu, o resultado de um certo conservadorismo que prevaleceu durante muito tempo. Este estado de espírito evoluiu largamente hoje, e o Grande Oriente da Suíça está a fazer, de certa forma, a sua revolução. Decidimos comunicar mais amplamente sobre as nossas atividades, mas sobretudo dotar-nos de meios de comunicação eficazes. É uma belíssima obediência, rica nas suas diferenças e que, claramente, merece ser conhecida. Estou, portanto, bastante sereno quanto à trajetória dos efetivos do GOS nos próximos anos.
- Como interage com as outras obediências ou outras organizações?
Temos contactos regulares com numerosas obediências. Existem os famosos Conventos aos quais nos convidamos reciprocamente. Temos numerosos tratados de amizade que animamos através de intercâmbios e visitas. Finalmente, existem as organizações maçónicas internacionais, como o CLIPSAS ou a AME. E depois, há os laços de proximidade. Na Suíça, criámos a FMLS (Maçonaria Liberal Suíça), que reúne o GOS, a GLFS (Grande Loja Feminina da Suíça) e a FSDH (Federação Suíça do Direito Humano). A FMLS organiza, a cada dois anos, um colóquio misto e interobediencial sobre um tema da sociedade. Em 6023, propus vários temas sociais e a maioria concordou com o tema do complotismo. Trabalhámos, portanto, juntos durante todo um dia sobre este tema e realizámos um relatório. Além destes elementos, organizamos conferências às quais convidamos todos os irmãos e irmãs, independentemente das suas obediências. Trabalhamos assim juntos, para além das nossas particularidades. Existe um projeto que nomeei provisoriamente de universidades de verão da maçonaria universal. Tratar-se-ia de organizar em Genebra um ciclo de conferências em torno de um tema. A ideia seria conseguir reunir todas as obediências num projeto comum. Eis um projeto, sem dúvida, um pouco utópico, mas que tentarei realizar no próximo ano.
- Quais são os princípios e valores mais importantes da maçonaria para si?
Pessoalmente, tenho o hábito de dizer que um bom maçom é aquele que tem o coração no lugar certo. Sou pessoalmente sensível às questões relativas à discriminação. Sinto-me muito feliz e orgulhoso por o princípio da não discriminação estar inscrito nos nossos textos fundamentais. Sem sermos políticos, não podemos aceitar no nosso seio qualquer forma de discriminação; seria contrário aos nossos valores fundamentais.
Em que ano se tornou Grão-Mestre do Grande Oriente da Suíça?
Tornei-me Grão-Mestre em novembro de 6022; acabei de terminar o meu primeiro ano no momento em que escrevo estas notas. Um Grão-Mestre no GOS faz, em princípio, três anos sucessivos, mas, a cada ano, os membros devem decidir por votação se continuam ou não com o referido Grão-Mestre. É o momento para todos se pronunciarem sobre a direção proposta ou mudarem. Os meus irmãos, no passado dia 11 de novembro, por ocasião do nosso Convento em Zurique, decidiram reconduzir-me no meu cargo para o próximo ano.
- Como está a ser a sua experiência de mandato? O que retém até agora? O antes e o durante?
Sinto-me um pouco frustrado por não poder fazer mais. A minha atividade profana limita as minhas ações em parte. Tento, de qualquer forma, fazer o meu melhor com os meus meios. Felizmente, existe uma equipa. Um Grão-Mestre não está sozinho. Tenho comigo uma equipa coesa e consciente dos nossos desafios. À imagem do cargo de Venerável Mestre, o cargo de Grão-Mestre exige saber ouvir e dar uma direção. Penso que é necessário ter feito esta aprendizagem do Veneralato para nos prepararmos. Na minha oficina, há vários antigos Grão-Mestres, por isso também posso beneficiar dos seus conselhos para levar a cabo a minha missão. De maneira geral, consulto regularmente e peço o aval do Conselho da Ordem para os pontos importantes. A ideia não é pedir permissão, mas sim evitar obstáculos e garantir o compromisso de todos na mesma direção. Constato uma forte unidade entre todos nós e um grande respeito. Trabalhamos para o bem dos nossos irmãos e explicamos os procedimentos. E, mais uma vez, se um ponto importante necessitar do aval das nossas lojas, então consultamo-las e seguimos o resultado da votação. Somos uma obediência descentralizada e nada é mais soberano do que a opinião das lojas. Nada de muito complicado; democracia participativa, no final das contas, pois levo em conta nas minhas reflexões todos os impulsos que me são enviados. Ajo, então, no que me parece ser o interesse do Grande Oriente da Suíça.
- O que gostaria de implementar durante este mandato?
Tenho, obviamente, inclinações para certos assuntos. Propus orientações que, após trocas e debates, encontraram a adesão da maioria. Para este primeiro ano, focado essencialmente em nós mesmos, tratou-se de garantir a coesão dos membros e fazer com que a nossa obediência se dotasse de meios de comunicação modernos, de modo a ocupar o seu lugar de pleno direito no nosso mundo. O segundo ano será mais voltado para o exterior, à imagem do Companheiro.
- Quais são os objetivos já implementados que deseja prosseguir? Existe algum assunto que lhe seja particularmente caro?
Os meus predecessores trabalharam todos na instalação dos nossos ideais. É necessário agir na continuidade e, se possível, ter ações operativas mais numerosas e conseguir perenizar as que já estão em vigor. Trata-se, para o nosso Conselho da Ordem, de animar a nossa obediência e fazer com que todos os membros se sintam orgulhosos de dela fazer parte. Estamos a lançar ferramentas de comunicação, por isso será importante utilizá-las de forma regular. Somos uma bela instituição que se esconde demasiado. Se cada um é livre de não se revelar, parece-me importante para uma obediência como a nossa comunicar sobre a sua ação. Trabalhamos também sobre numerosos assuntos de atualidade; tratámos este ano do complotismo, da guerra informacional, etc. Em breve, trataremos das mudanças geopolíticas através de uma conferência organizada em torno de Alain Bauer (https://my.weezevent.com/GOS). Trataremos também, no início do próximo ano, do retorno das obras de arte espoliadas durante o período colonial e trataremos, num momento ou noutro, das questões de discriminação. Em resumo, não poupamos nenhum assunto de reflexão, seja ele social ou próprio da nossa obediência. Creio que é o sinal da sua boa saúde e que avança serenamente na direção do progresso.

- A internet e as ferramentas digitais surgiram como ferramentas que podem ajudar? E como foram benéficas ou, pelo contrário, desfavoráveis?
Somos uma sociedade antiga que deve adaptar-se à nossa época. Foi esse o objetivo que tivemos para este primeiro ano de mandato. Estamos a atualizar as ferramentas digitais do Grande Oriente da Suíça. Convido-o a visitar o nosso novo site www.g-o-s.org e a subscrever a nossa newsletter para acompanhar as nossas atividades. Neste processo, trata-se de não deixar para trás os mais velhos. Criámos, portanto, um “helpdesk”, um centro de assistência ao nível da Obediência. Todos os irmãos poderão, a seu tempo, entrar em contacto com este serviço, que ficará encarregue de os ajudar a instalar e utilizar as ferramentas modernas que estamos a implementar. O passo seguinte será também atualizar um blog chamado “Les cahiers bleus”, bem como ajudar as lojas a dotarem-se de um site de internet e acompanhá-las na sua comunicação. É uma transição que exige energia e tempo, mas que dará frutos a seu tempo. Como acontece com todas as ferramentas, se as utilizarmos mal, podemos encontrar dificuldades. Trata-se de estabelecer um quadro para que esta comunicação seja controlada e geriremos da melhor forma as dificuldades eventuais. Os nossos ideais são nobres; trata-se de explicá-los e, assim, deixar menos espaço para fantasias. De qualquer forma, não penso que deixar a palavra apenas ao obscurantismo seja do interesse das nossas sociedades.
- Existe algum assunto que considere insuficientemente tido em conta nos temas de reflexão das lojas?
Não há tabus entre nós e as lojas funcionam realmente como um grupo quando trabalham juntas num assunto de estudo. Os Veneráveis Mestres das nossas oficinas têm este papel muito importante a desempenhar para que os membros possam sentir a sua pertença à nossa obediência. Somos uma obediência descentralizada e este trabalho de ligação é primordial. Consultaremos brevemente as nossas lojas para que determinem os grandes projetos a realizar para garantir o desenvolvimento feliz do Grande Oriente da Suíça no futuro.
- Como evolui a maçonaria para se adaptar às mudanças do mundo moderno?
Somos, sem dúvida, demasiado discretos num mundo que nos lança desafios diários. O período particularmente animado que vivemos atualmente não faz mais do que confirmá-lo. Estamos num período de modificação dos equilíbrios geopolíticos, o que não deixará de ter efeito sobre os valores universalistas que defendemos. Uma obediência liberal e adogmática como a nossa deve saber interagir com o mundo que a rodeia e fazer ouvir a sua voz. Obviamente, é preciso avançar com reflexão, mas parece-me importante fazer ouvir e defender os nossos valores.
- Que olhar lança sobre o futuro da maçonaria?
O futuro, trata-se de inventá-lo, dizia-nos St. Exupéry. Será à imagem do nosso compromisso e do nosso dinamismo. As escolhas dos Veneráveis Mestres, dos membros do Conselho da Ordem e do Grão-Mestre são determinantes.
- O que é preciso fazer para entrar numa Loja?
“Bater à porta do Templo”, como diz a expressão consagrada. No nosso mundo moderno, se não conhece um maçom pessoalmente, basta candidatar-se online no nosso site https://grand-orient-suisse.org/devenir-franc-macon/ e a aventura começará.
- O que poderia dizer a um profano que desejasse ingressar na Maçonaria hoje?
A aventura é bela, mas exigente.
Ouvir o coração será sempre o melhor guia.
Produtos relacionados
-

Chave de abóbada maçônica – Maçonaria da Marca
-

Escultura “árvore da vida”
Intervalo de preços: de 108,90 € a 123,90 € 🛒 Este produto tem várias variantes. As opções podem ser escolhidas na página do produto -

Escultura “flor da vida”, mármore cinzento – 13cm
