Victor Schoelcher e a abolição da escravatura

A vida de Victor Schoelcher

Victor Schoelcher nasceu em Paris, a 22 de julho de 1804. O seu pai, de origem alsaciana, possuía uma fábrica de porcelana. Foi provavelmente em 1822 que Schoelcher foi iniciado na Loja parisiense “Les Amis de la Vérité” (Os Amigos da Verdade), do Grande Oriente de França. Esta loja era conhecida por ter sido uma das mais progressistas e republicanas no primeiro terço do século XIX.

Por volta de 1830, Schoelcher viajou até Cuba para representar a empresa familiar e foi aí que se confrontou pela primeira vez com a realidade da escravatura, que o chocou profundamente. De regresso a França, tornou-se jornalista e panfletário. Tendo herdado a empresa familiar em 1832, vendeu-a para se dedicar à escrita e ao ativismo, não só pela abolição da escravatura, mas também por outras causas sociais e políticas, como a educação e a abolição da pena de morte.

Victor Schoelcher em 1833
Victor Schoelcher em 1833

Em 1840 e 1841, Schoelcher regressou às Antilhas e adquiriu a convicção de que a abolição da escravatura deveria ser promulgada imediatamente. Viajou também por vários países africanos e pela Grécia, o que reforçou as suas convicções antiescravagistas. A partir de 1845, escreveu numerosos artigos para defender a abolição imediata da escravatura, opondo-se àqueles que se contentavam em pedir apenas a sua “humanização”. Em 1847, reuniu os vários artigos que escrevera sobre o tema numa obra intitulada “História da escravatura durante os últimos dois anos”. As agitações políticas que eclodiram nesse mesmo ano de 1847 dariam a Schoelcher a oportunidade de atingir os seus objetivos.

Com efeito, a Monarquia de Julho, que prometia ser um regime liberal, endureceu progressivamente devido à instabilidade parlamentar que a caracterizava e aos numerosos distúrbios e revoltas que teve de enfrentar. Luís Filipe recusava obstinadamente considerar o sufrágio universal exigido pelos republicanos, tornando-se cada vez mais impopular. Em 1847, o governo chegou a proibir reuniões políticas e, na sequência, tentou também proibir os oficiais e suboficiais do exército de pertencerem à maçonaria, sempre considerada um fator de instabilidade.

EXPLORE Loja >

A partir de julho de 1847, os republicanos começaram a organizar banquetes por toda a França, seguindo o modelo dos banquetes republicanos da Revolução, com o objetivo de contornar a proibição de reuniões políticas. Novamente, o governo tentou opor-se. Foi a proibição do banquete que deveria ter sido organizado em Paris, a 19 de fevereiro de 1848, que fez transbordar o copo. Adiado para 22 de fevereiro, acabou por ser cancelado pelos seus organizadores, o que pareceu dar razão ao governo.

Contudo, os elementos mais republicanos não ficaram por aqui. Um dos organizadores do banquete, Armand Marrast (1801-1852), líder da oposição, diretor do jornal “Le National” e membro do Grande Oriente de França, incitou a população parisiense a revoltar-se. A 22 de fevereiro, mais de 3000 pessoas reuniram-se para marchar sobre o Palácio Bourbon, entoando slogans antigovernamentais. A 23 de fevereiro, o exército disparou sobre a multidão e, no dia 24, a situação tornou-se insustentável: perante a vaga de insurgentes, o exército retirou-se de Paris. As tropas encarregadas de guardar as Tulherias manifestaram hostilidade e, não vendo saída, Luís Filipe abdicou a 24 de fevereiro a favor do seu neto, o Conde de Paris, antes de partir para o exílio em Inglaterra, não sem antes ter designado a sua nora, a duquesa de Orleães, como regente do reino.

Mas o poder já estava nas mãos dos republicanos, que tinham ocupado o Palácio Bourbon. Embora muitos deputados moderados estivessem dispostos a aceitar a regência da duquesa de Orleães, a II República foi proclamada a 24 de fevereiro de 1848 por Adolphe Lamartine (1790-1869), poeta, académico e político muito próximo dos maçons.

Schoelcher fez parte do Governo Provisório instaurado em torno de Lamartine, como Subsecretário de Estado da Marinha e das Colónias. Este governo esteve em funções apenas de 24 de fevereiro a 9 de maio de 1848, mas foi tempo suficiente para que Schoelcher fizesse adotar, a 27 de abril de 1848, o decreto de abolição da escravatura. Foi, na verdade, a terceira vez que a França aboliu a escravatura. Um primeiro decreto de abolição no território francês tinha sido assinado em 1315 por Luís X, mas Luís XIII restabelecera-a nas Antilhas francesas em 1642. A Revolução aboliu a escravatura em 1794, mas Napoleão restabeleceu-a em 1802, também nas colónias das Antilhas. O decreto iniciado por Schoelcher seria, finalmente, definitivo.

Abolição da escravatura em 1848
Abolição da escravatura em 1848

Tendo o Governo Provisório dado lugar a uma Comissão Executiva, Schoelcher foi eleito deputado da Martinica a 9 de agosto de 1848 e, posteriormente, da Guadalupe a 24 de junho de 1849, nas fileiras da “Montanha”, ou seja, os Democratas-Sociais, a extrema-esquerda do espectro político. Em dezembro de 1849, um Presidente da República Francesa foi eleito pela primeira vez na pessoa de Luís Napoleão Bonaparte (1808-1873), sobrinho de Napoleão I. Nas eleições de 1850, Schoelcher foi novamente eleito deputado da Guadalupe.

Mas a 2 de dezembro de 1851, Luís Napoleão organizou um golpe de Estado para instaurar o Segundo Império e proclamar-se imperador sob o nome de Napoleão III. Schoelcher foi um dos líderes do Comité de Resistência, ao lado do famoso escritor Victor Hugo (1802-1885), e chegou a combater nas barricadas. Proscrito como a maioria dos líderes republicanos da oposição, Schoelcher escolheu o exílio em Londres, de onde só regressou após a abdicação de Napoleão III, na sequência da batalha de Sedan em 1870. Em março de 1871, recém-eleito deputado da Martinica, tentou, sem sucesso, uma conciliação entre Versalheses e Comunardos.

Enquanto deputado e, a partir de 1875, Senador vitalício da Martinica, continuou a lutar pelas causas que lhe eram caras: abolição da pena de morte, educação obrigatória e gratuita para todos, condições das mulheres e das crianças…

Solteiro e sem filhos, Schoelcher morreu em Houilles, perto de Paris, a 25 de dezembro de 1893, sendo sepultado no cemitério do Père-Lachaise, em Paris. Os seus restos mortais foram trasladados para o Panteão em 1949. Numerosas praças, ruas e liceus ostentam o seu nome.

A carreira maçónica de Victor Schoelcher

A carreira de Victor não foi ininterrupta nem particularmente assídua. No entanto, parece que a sua compreensão da maçonaria foi, em grande parte, a inspiradora do seu compromisso. “Les Amis de la Vérité”, a loja onde foi iniciado, era uma das mais progressistas do Grande Oriente de França, como referimos anteriormente. Foi mesmo uma das poucas lojas que participou ativamente nos “Três Dias Gloriosos”, ou seja, a Revolução de 1830, que derrubou Carlos X e instaurou a monarquia constitucional de Luís Filipe, conhecida como Monarquia de Julho.

Esta loja, próxima das várias sociedades secretas políticas ativas na época, incluindo o Carbonarismo, foi finalmente dissolvida em 1833. Não se encontra, então, qualquer rasto de atividade maçónica de Schoelcher. Só reaparece em loja em 1844, data em que é afiliado na loja “La Clémente Amitié”, uma das lojas mais republicanas sob a Monarquia de Julho. Mas permaneceu lá apenas alguns meses. A “Clémente Amitié” contestava demasiado abertamente o conservadorismo do Grande Oriente de França e exigia uma reforma da ordem através da voz e dos escritos do seu novo Venerável Mestre, François-Timoléon Bègue-Clavel (1798-1852), atravessando uma grave crise. Foi primeiro dissolvida pelo Grande Oriente, sendo a pena depois comutada para uma suspensão de dois meses. Contudo, 17 membros da loja foram expulsos, incluindo Schoelcher. Não se afiliou a nenhuma outra loja antes do seu exílio londrino em 1851. Em Londres, teve provavelmente contactos com a Loja “Les Philadelphes”, mas nada prova que a tenha frequentado regularmente.

Victor Schoelcher no final da sua vida
Victor Schoelcher no final da sua vida

Após o seu regresso do exílio em 1870, embora tenha mantido contactos com maçons que partilhavam as mesmas lutas, não frequentou assiduamente as lojas. Poderá ter frequentado a loja “La Renaissance des Émules d’Hiram” na década de 1870 e ter assistido à iniciação de Jules Ferry e Émile Littré na “Clémente Amitié” em 1875. Contudo, os arquivos destas duas lojas não conservam qualquer rasto disso. Da mesma forma, lê-se por vezes que Schoelcher teria ajudado Maria Deraismes (1828-1894) a ser iniciada em 1882, cerimónia que esteve na origem da aventura da maçonaria mista do “Droit Humain”. Embora seja verdade que Schoelcher conhecia Maria Deraismes, com quem se cruzou nos meios feministas, nada prova que tenha desempenhado qualquer papel nessa iniciação.

Produtos relacionados

Categorias

Categorias
Insígnias maçônicas ... 1221 Gargantilhas & J... 1145 Presentes por menos ... 741 Avantais & Pacotes 662 Joalharia 633 Jóias de loja 604 Avental maçônico 551 Colares maçônicos 527 Mestre 494 Aventais maçônicos –... 445 Outros ritos 436 Rito Escocês Antigo ... 303 Altos graus dos outr... 302 Halloween Especial 255 Arco Real 247 Acessórios 216 Rito francês – decor... 204 JOIAS PARA FRANCO-MA... 194 Joias Maçônicas 194 Ritos egípcios (memp... 193 Todos os produtos →
🏠 Início 🛍️ Produtos 📋 Categorias 🛒 Carrinho